O dilema dos títulos públicos atrelados à inflação
Gestor de investimento da Maza Invest, Abner de Oliveira, fala sobre os desafios dos investidores.
ABNER DE OLIVEIRA
Maza Invest
Investidores de títulos públicos atrelados à inflação vivem um dilema.
Explico: os papéis estão perdendo valor. Enquanto o CDI dá sinais de estabilização na faixa dos 13% a 14%, o IPCA desacelera. A prévia de julho foi de 0,13% - puxada pelos combustíveis, é a menor variação desde junho de 2020 – e a expectativa do índice para o fim do ano não passa de 8% atualmente.
Isso significa que títulos públicos atrelados ao IPCA, como é o caso dos pós-fixados mais populares, estão rendendo abaixo do CDI.
Quem comprou títulos para se defender da inflação está vendo esses ativos entregando rentabilidade negativa na carteira em todos os vencimentos. Até mesmo fundos de renda fixa de curtíssimo prazo, que também alocam em títulos públicos, estão sofrendo.
Este é um momento relevante porque nem todo investidor que atua por conta própria está atento para fazer alterações na carteira. Quem é cliente de carteira administrada não precisaria se preocupar tanto, já que sua gestora de investimentos deveria estar atenta.
E qual é o antídoto para isso? Ou ter feito ajustes na carteira no tempo certo, o que muita gente não fez, ou aguardar o título vencer para receber o investimento corrigido, mas ficando com um ativo de risco na carteira.
Esse cenário ainda não tem prazo para acabar, pois a inflação deve continuar caindo por mais tempo. Os títulos públicos atrelados a ela devem seguir entregando rentabilidade negativa ou inferior ao CDI.
Quer saber mais? Peça uma simulação do seu investimento atual aos especialistas da Maza.
