Por que a Gestão é o serviço preferido dos grandes investidores?
A Gestão é uma modalidade de prestação de serviços regulada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) que visa a execução de investimentos em nome do investidor, e respeitando somente os seus interesses. É amplamente utilizada por grandes fortunas e empresas. Nela, o cliente contrata um profissional qualificado e acerta uma remuneração transparente. A partir daí, o profissional trabalha apenas para o cliente, e renuncia a todas as outras formas de remuneração que existem no mercado.
E por que isso é relevante? Porque muitos produtos de investimento operam de forma agressiva, pagando altas comissões aos participantes do mercado, para acelerar a captação de recursos e aumentar os ganhos dos seus promotores. As comissões repassadas às corretoras garantem que o produto apareça na “vitrine” e em posição destacada, já as dos agentes são para que eles recomendem esses produtos aos investidores. Por serem financiadas através da taxa de administração dos fundos, na prática significa dizer que, quem paga a promoção comercial desses produtos é o cliente, o investidor
Resulta que o produto que paga as melhores comissões precisa cobrar uma taxa de administração mais alta. E isso impacta diretamente a rentabilidade do investimento, porque essa parte dos resultados que seria entregue ao investidor vai para remunerar os agentes do mercado que estão divulgando e recomendando o produto. E há ainda as estratégias para esconder essas taxas do cliente. O profissional de gestão tem as ferramentas para enxergar essas informações, e atua para eliminar esse tipo de ativo das carteiras que gerencia. E no caso de algum ativo selecionado distribuir taxas de promoção comercial, esses valores vão direto para o cliente.
E não é só isso. O profissional de gestão é treinado e certificado para atuar apenas com critérios técnicos. Por isso, cada gestora desenvolve seus métodos e processos com esse fim. Afinal, o sucesso da empresa depende do sucesso do cliente. A Maza possui ferramentas próprias de análise, monitoramento e tomada de decisão, desenvolvidas para trazer a sofisticação da gestão para mais perto do investidor convencional. Essas ferramentas são usadas para avaliar todos os ativos do mercado constantemente, buscando redução de custos, controle dos riscos e a maximização dos resultados.
Não é algo simples. O mercado brasileiro tem dezenas de milhares de ativos financeiros. Cada ativo tem características distintas e que, em muitos casos, variam com o tempo. É necessário ser capaz de acompanhar a evolução não apenas do próprio mercado, mas também essas mudanças no funcionamento dos próprios ativos. Para tratar toda essa complexidade, a Maza segmenta o mercado em classes de ativos, agrupando aqueles que possuem características e comportamentos semelhantes, em um determinado recorte de tempo. Essa segmentação é então modelada em cenários macroeconômicos para determinar como as classes irão se comportar e quais são mais atrativas. Só então é aplicada uma terceira modelagem para selecionar os melhores ativos de cada classe que irão compor as carteiras. É comum partir de milhares de opções e chegar em menos de uma dúzia. O processo é repetido e documentado todos os meses.
Você pode conhecer mais sobre nossos resultados aqui.
